Our Recent Posts

Archive

Tags

Nenhum tag.

Líderes Ágeis são aqueles que tem capacidade de liderar no mundo VUCA

E você? Já conquistou essa competência?

Para atuar em um mundo VUCA, precisamos abandonar a estratégia organizacional clássica, baseada em um plano detalhado que “queria” determinar como as coisas aconteceriam, e aproveitar desta abordagem apenas duas características:


1) definir antes da ação e; 2) construí-lo de forma intencional.


No ambiente VUCA, precisamos atuar com estratégias emergentes, que são resultado daquelas muitas pequenas ações e decisões executadas no dia-a-dia. Quando essas ações têm qualidades semelhantes, isto é, são consistentes, sinérgicas e estão alinhadas, temos uma estratégia.

Dessa forma, a gestão estratégica em um mundo VUCA depende essencialmente de:


1. Construir uma base sólida em um mundo volátil 2. Experimentar e decidir de forma adaptativa, para enfrentar a incerteza 3. Reduzir a complexidade, promovendo a auto-organização 4. Neutralizar a ambiguidade, através da clareza e agilidade


1. Construir uma base sólida em um mundo volátil


Definir uma âncora é fundamental para qualquer organização. Algo que dá solidez em um mundo volátil. E a melhor encontrada, até hoje, é um propósito claro e poderoso!


Salim Ismail, no livro Exponential Organizations, chamou isso de MTP (Massive Transformative Purpose ou Propósito Transformador Massivo). Outros chamam de Propósito Evolucionário, estratégia defendida por Frederic Laloux, em Reinventando as Organizações.


Ter um propósito massivamente transformador e significativo inspira você e os outros; cria sinergia e serve como um grito de guerra! Para as organizações o MTP resume-se à uma questão simples (mas essencial):


Para que e para quem existimos?


Veja alguns exemplos de MTP que colaboramos na definição:


1. "Humanizar a experiência digital das organizações" 2. "Potencializar as interações e os indivíduos" 3. "Melhorar a vida das pessoas, transformando processos em experiências".


Desenvolver uma declaração de propósito significativa e envolvente é uma das coisas mais poderosas que você pode fazer pela sua organização. Porém, você precisa acreditar e praticá-lo a todo momento. Caso contrário, será apenas um slogan bacana!


Essas são as novas maneiras de expressar o impacto positivo que uma organização pode ou quer causar no mundo. Se não estiver na mente das pessoas; se não for usado como base para tomada de decisões, tenha certeza que esse não é o “propósito” que estamos falando.

2. Experimentar e decidir de forma