Our Recent Posts

Archive

Tags

Nenhum tag.

Quem é o Agile Coach? Qual a importância desse novo papel para as organizações modernas e inovadoras

O papel do Agile Coach é muito valioso para transformação e evolução dos modelos de gestão nas organizações modernas e inovadoras pois, além facilitar a implementação de processos e práticas ágeis, o Agile Coach promove o desenvolvimento de equipes, pessoas e lideranças, fomentando os comportamentos necessários para a mudança e sustentação de uma cultura ágil, indispensável na nova era dos negócios digitais.


O que faz um Agile Coach?


Os Agile Coaches ajudam a formar e desenvolver equipes de alta performance e multifuncionais que atuam com a filosofia ágil em suas rotinas de trabalho. Eles são responsáveis por capacitar pessoas, fomentar e sustentar comportamentos e práticas ágeis, fazendo uso de ferramentas e métodos, visando melhorar os resultados da organização em múltiplas dimensões.


Até pouco tempo, acreditava-se que o Agile Coach era apenas responsável por treinar os times de TI em metodologias ágeis. Porém, com a avanço e disseminação da cultura ágil para outras áreas da organização, inclusive de segmentos de negócio não ligados à TI, a atuação do Agile Coach se expande além das fronteiras da gestão de projetos e desenvolvimento de sistemas.


Um Agile Coach é responsável por orientar as equipes durante todo a jornada de implementação dos processos ágeis, incentivando colaboradores e líderes a adotar e praticar novos comportamentos. O objetivo final do seu trabalho, é municiar as equipes ágeis com conhecimento, práticas e métodos adequados para que elas possam usar a agilidade de forma plena, explorando todo o seu potencial em benefício dos negócios da organização.


De acordo com o colega Jason Little, experiente e renomado Agile Coach, autor do livro e método Lean Change Management, “a sociedade como um todo está passando por uma transformação. Uma mudança de pensamento mecanicista para o pensamento criativo e, hoje, os Agile Coaches estão cumprindo o papel de unir o velho mundo com o novo mundo, da mesma forma que os agentes de mudança gerenciavam a transição do passado para o futuro, nas transformações organizacionais.”


Complementando a visão de Little, eu acredito que o Agile Coach tem o propósito de apoiar e acelerar a aprendizagem, implantação e sustentação de princípios, práticas e processos, desenvolvendo comportamentos e cultura ágil nas pessoas, equipes e na organização.


O trabalho do Agile Coach compreende na capacidade de entender, primeiramente, o que a organização necessita ou deseja, qual a situação e estágio atual das equipes e pessoas, promover o alinhamento e oferecer uma abordagem mais adequada possível para apoiar o seu crescimento, desenvolvimento, melhoria ou transformação.


A agenda do Agile Coach é a melhoria contínua! Ele atinge isso, criando empatia e engajamento, estando próximo das pessoas, envolvendo os clientes, compreendendo as expectativas e necessidades dos stakeholders, fazendo as perguntas certas, fornecendo bons modelos mentais e melhores práticas, desafiando as pessoas em seus pensamentos, motivando-as e orientando-as no desenvolvimento de competências que permitam entregar a melhor solução possível para nossos clientes.


Benefícios do Agile Coach para as Organizações


Uma cultura ágil, ou pelo menos bons comportamentos ágeis, aumenta significativamente a capacidade de adaptação e flexibilidade de uma organização; reduz o tempo de resposta na tomada de decisões; reduz o “Time to Market”; aumenta a assertividade e inovação; reduz custos, riscos e desperdícios; aumenta a felicidade no trabalho; reduz o tempo de resposta às mudanças; promove a melhoria contínua e, principalmente, aumenta à satisfação dos clientes. Tudo isso, indiscutivelmente, traz retornos financeiros extraordinários.


No entanto, uma transformação que ofereça tantas vantagens não é algo simples e trivial. Encorajar todos, de todos os níveis organizacionais em torno da mudança, requer habilidades e esforço extra e significativo, principalmente da alta gestão que precisa oferecer um suporte executivo adequado ao longo de toda a jornada.


Neste momento, o papel do Agile Coach é ainda mais importante. Ele é quem irá suportar e ajudar a equipe a navegar por águas agitadas e pontos difíceis no período inicial, quando a própria equipe, as lideranças e a alta gestão, por exemplo, questionam o valor da agilidade.


O Agile Coach atua com a responsabilidade de ajudar a manter as coisas sob controle, ao mesmo tempo que constrói e desenvolve times ágeis, que enfrentarão bloqueios comuns, além de diversos pontos problemáticos e desafiadores ao longo de todo o processo de transformação.