Our Recent Posts

Archive

Tags

Nenhum tag.

Otimizar Estruturas. Descentralizar. Empoderar Times!

Quem conhece a filosofia do M3.0 ou tem experiência em Transformação Ágil sabe da importância e da complexidade dessas ações.


Um dos projetos que lidero, trata da mudança em uma empresa tradicional com 29 anos de cultura, 300 colaboradores, hierarquia rígida, diretores, gerentes e coordenadores. Nem preciso dizer o que isso significa!


Todos compreendem a diferença entre chefe e líder e as implicações disso. O desafio, desde o princípio, foi grande.


Não cabe aqui falar disso. Mas depois de idas e vindas, propostas, modelos, experimentos, chegamos, em conjunto, a uma estrutura funcional muito enxuta.


Acabamos com os departamentos, cargos, gerências e hierarquias impostas pelo Waterfall. Formamos 11 times de produtos, com 11 POs, 6 Scrum Masters e Times de Apoio, envolvendo área administrativa, marketing, infra, EAD e o Time de Agilidade.


Todos colaboram entre sí e estão ligados com a Diretoria que, mensalmente, promove reuniões de alinhamento com cada PO ou Líder, dando e recebendo feedback.


E o Agile Coach com isso? Veja, construímos isso a quatro mãos. Articulamos times, fizemos a Diretoria refletir e decidir.


Agora, é preciso sustentar a Agilidade e melhorar tudo.


Está funcionando? Sim. Muito bem! Até!






©2018 by Andy Barbosa