©2018 by Andy Barbosa

Otimizar Estruturas. Descentralizar. Empoderar Times!

Quem conhece a filosofia do M3.0 ou tem experiência em Transformação Ágil sabe da importância e da complexidade dessas ações.

 

Um dos projetos que lidero, trata da mudança em uma empresa tradicional com 29 anos de cultura, 300 colaboradores, hierarquia rígida, diretores, gerentes e coordenadores. Nem preciso dizer o que isso significa! 

 

Todos compreendem a diferença entre chefe e líder e as implicações disso. O desafio, desde o princípio, foi grande.

 

Não cabe aqui falar disso. Mas depois de idas e vindas, propostas, modelos, experimentos, chegamos, em conjunto, a uma estrutura funcional muito enxuta.

 

Acabamos com os departamentos, cargos, gerências e hierarquias impostas pelo Waterfall. Formamos 11 times de produtos, com 11 POs, 6 Scrum Masters e Times de Apoio, envolvendo área administrativa, marketing, infra, EAD e o Time de Agilidade.

 

Todos colaboram entre sí e estão ligados com a Diretoria que, mensalmente, promove reuniões de alinhamento com cada PO ou Líder, dando e recebendo feedback.

 

E o Agile Coach com isso? Veja, construímos isso a quatro mãos. Articulamos times, fizemos a Diretoria refletir e decidir.

 

Agora, é preciso sustentar a Agilidade e melhorar tudo.

 

Está funcionando? Sim. Muito bem! Até!

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload