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Transformação Ágil (7 de 15): Você sabe realmente o que isso significa? Tem certeza?

Uma renovação de Cultura, como é o caso da Transformação Ágil, é uma inovação disruptiva no ambiente organizacional. Você pode imaginar o impacto e tamanho desse desafio?


A Transformação Ágil é uma abrangente e significativa mudança organizacional guiada, motivada pela adoção e exercício de inúmeras práticas, que denominei de Comportamentos Ágeis, que renovam hábitos e processos, quebram paradigmas, reconfiguram os modelos de gestão, liderança e relacionamento, impactando nas pessoas, processos, estruturas, cultura, clientes e estratégias do negócio simultaneamente.


Aliado a isso, a Transformação depende ainda de alguns outros aspectos, extremamente importantes e de alta complexidade, que precisam ser considerados e devidamente tratados durante todo o ciclo de mudanças:


1. Mudar a forma de Pensar e Agir


As novas formas de pensar e agir são aquelas propostas pelo Growth, Lean e Agile Mindset. Eles nos conduzem a buscar desafios e encarar as falhas como aprendizado. Vê o esforço como o caminho para a excelência. Nos desafiam a entregar o mais rápido possível, promovendo autonomia dos times, respeitando as pessoas e eliminando os desperdícios. Além disso, priorizam as pessoas e os relacionamentos, colaboração com o cliente e ainda a capacidade e flexibilidade para aceitar e promover mudanças.


2. Perceber a Empresa com um outro Prisma


A empresa deve ser vista como um Organismo Vivo. Um sistema adaptativo complexo, formado por Corpo, Mente e Alma, como já abordei em outro artigo - clique aqui para ler. A empresa precisa ser encarada como um fluxo contínuo de mudanças, que emerge das relações dos indivíduos e está em contrante coevolução entre o TODO (empresa) e as partes (colaboradores, clientes, fornecedores). Sendo assim, a empresa passa a ser um sistema imprevisível, sem possibilidade de um controle rígido, porém com total capacidade de inovar e criar sua realidade (cocriadora).


3. Adotar um novo modelo de Gestão e Liderança


O novo modelo de gestão deve estar baseado em valores, com ênfase nas pessoas e relações, focada no cliente, preocupada com o intangível, com poder descentralizado e com foco nos resultados. Os líderes devem ter perfil educador e inspirador. Devem ser visionários, e dar um bom exemplo. Devem ter habilidades de treinador, mentor, orientador e facilitador, sem esquecer dos resultados.


4. Adotar Processos e Práticas Ágeis


Neste ponto podemos adotar e implantar os frameworks ágeis como: Scrum, Kanban, Lean, XP, dentre outras. Além disso, processos enxutos e ágeis como a Gestão de Demandas e Requisitos Ágeis, por exemplo, devem ser considerados.


5. Renovar a Cultura Organizacional


Aqui chegamos no ponto mais complexo da Transformação. Renovar a Cultura Organizacional é o principal fator crítico para o sucesso, indiscutivelmente. Adotar uma cultura de menos regras e mais valores, menos cargos e mais papéis, de dignidade para todos, de visão do cliente, de clareza de objetivos (alinhamento e comunicação), de adaptação e inovação contínua e de foco em resultados não será uma tarefa fácil. No entanto, com tempo e com a fórmula certa, posso garantir que acontece!


6. Sustentar a Gestão e Cultura Ágil


Considerando a empresa como um Organismo Vivo e de fluxo contínuo de mudanças, é indispensável ter um Plano de Sustentação para garantir a agilidade em toda a empresa. Mais difícil que o desafio de Transformar será o de Sustentar a agilidade. Para isso proponho um Ciclo PDCA, composto por 8 Comportamentos que, se executados continuamente, garantirão a sustentação. Detalharei em outro artigo cada um destes comportamentos.