©2018 by Andy Barbosa

Transformação Ágil (6 de 15): Como conquistar a Agilidade necessária para todo o negócio?

Como visto, a falta de alinhamento e conexão entre as pessoas, times e organização gera iniciativas isoladas, de pouco impacto, impedindo o ganho de escala e afetando a entrega de valor. Para se conduzir as mudanças, rumo a agilidade plena, era preciso encontrar uma forma de orquestrar a organização como um todo.

 

Foi nisso que me dediquei os últimos anos. Pesquisar, adequar e implementar os métodos ágeis objetivando transformar toda a organização. Acertei, errei muito, aprendi mais ainda!

 

E, para minha surpresa, depois de todo este tempo, descobri o óbvio: que nenhuma empresa será ágil se a iniciativa for isolada ou exclusiva de uma ou outra área da organização. Descobri que agilidade é cultura, é comportamento. Agilidade é 8 ou 80. Ou você é ou não é! Não importa o framework. O que importa é a atitude, a forma de agir e pensar.

 

Eu até poderia ter me frustrado com o resultado. No entanto, compilando todos os meus estudos, treinamentos, certificações, experiências, troca de informações, erros e acertos, acabei encontrando algo novo, algo que me permitiu estabelecer um caminho, uma trilha para facilitar a Transformação.

 

Esta trilha, caminho ou processo, como queiram chamar, compreende desde o diagnóstico do contexto atual da empresa, suas expectativas ou objetivos estratégicos, passando pela sensibilização, implantação e sustentação do modelo de gestão e cultura ágil na organização, subdividido em múltiplas fases que, se seguidas, garantem a Transformação.

 

 

 

Apresento abaixo, algumas das principais fases do processo de Transformação Ágil:

 

  1. Diagnóstico de contexto;

  2. Sensibilização de toda a empresa para Transformação;

  3. Sensibilização dos gestores e pessoas para mudança de mentalidade;

  4. Mudar a percepção do que é uma Empresa (Corpo, Mente e Alma);

  5. Implantar a Gestão, Liderança, Comportamentos e Práticas Ágeis;

  6. Desenvolver os Comportamentos Ágeis para sustentação do modelo;

 

Só assim será possível fazer com que os times atuem de forma colaborativa e integrada em toda a organização, promovendo agilidade, velocidade e inovação contínua e sustentável.

 

Please reload

Our Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload