©2018 by Andy Barbosa

Transformação Ágil (5 de 15): O desafio da Agilidade é muito maior do que um simples Framework

Apenas olhar para o Vale do Silício, comprar, se associar ou simplesmente fazer benchmarking com Startups, não será suficiente para se promover uma real e significativa transformação. No entanto, é comum que se descubra nas metodologias Ágeis, que é um conjunto de valores, princípios e processos, uma alternativa para se promover qualidade, agilidade, velocidade, redução de custos e tempos de produção. Pelo menos é o que se imagina, se espera!

 

 

Os métodos ágeis promovem exatamente as mudanças que as organizações tradicionais querem alcançar. Logo, não é difícil imaginar que ele possa ser o motor da transformação. Então, criam-se salas de inovação, onde pequenas equipes têm “agilidade”, velocidade e entregam resultados melhor e mais rápido do que as outras.

 

No entanto, essas pequenas equipes “ágeis” esbarram em problemas e dificuldades para contagiar o resto da organização, fazendo com que façam parte e integrem a transformação. Para transformar e mudar de verdade é preciso quebrar silos e superar barreiras, inclusive as físicas como as próprias paredes. É necessário integrar de forma inteligente os processos e as pessoas. A ideia de que a organização será contaminada pela agilidade e inovação “por osmose” logo cai por terra. Os pequenos times são vistos como equipes à parte, os “diferentes”, enquanto os demais ganham o peso de um dinossauro e a velocidade de uma tartaruga.

 

Dessa forma, as empresas sentem o gosto da agilidade, porém, ela não se reproduz. Gera, quando muito, iniciativas desconectadas, que não conseguem promover a transformação do todo. Normalmente, as pequenas iniciativas Ágeis são bem-sucedidas, contudo, não ganham escala. Ficam como um experimento isolado. São como leopardos, rápidos e ágeis, se equilibrando sobre uma grande e lenta tartaruga.

 

Portanto, Transformação Ágil é mudança de comportamento!

 

Please reload

Our Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload